sábado, 9 de junho de 2012

Por que 12 de junho?

Todo mundo apaixonado, todo mundo amando. Quando se aproxima o dia 12 de junho, que é comemorado o dia dos namorados no Brasil, todo mundo ama.
Poucos sabem, que o dia dos namorados, na verdade é uma 'farsa', uma data criada para vender mais e não por que é uma data especial dos namorados.

Quem trouxe o 'Dia dos Namorados' para o Brasil foi o publicitário João Dórea, apresentou a ideia para os comerciantes da cidade de São Paulo.

"Não só de beijos que se prova o amor"
Frase criada pelo publicitário João Dória para o primeiro
Dia dos Namorados no Brasil, em 1949.
Na Roma Antiga, a data era celebrada no dia 15 de fevereiro, onde coincidia com o início da primavera. O que que isso tem haver com o dia dos namorados? Na véspera desse dia, eram colocados em recipientes pedaços de papel com o nome das raparigas romanas. Cada rapaz retirava um nome, e essa rapariga seria a sua namorada durante o festival (ou, eventualmente, durante o ano que se seguia).

Nos Estados Unidos o dia dos namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro como Dia de São Valentim (Valentine's Day).
No Brasil a data é comemorada no dia 12 de Junho, data sugerida por João Dória (Pai do apresentador João Dória Jr.) por ser véspera do dia de Santo Antônio (Considerado o santo casamenteiro) já que a data em fevereiro poderia coincidir com o Carnaval, data em que os Brasileiros gastam com festas, bebidas, viagens, praia, etc.

A ideia de João Dória era criar uma data para que as vendas - que no mês de junho são fracas - aumentassem.
O publicitário criou o primeiro dia dos namorados no Brasil em 1949 e, com uma faixa estendida à frente de uma loja escrito: "Não é só de beijos que se prova o amor", não obteve muito sucesso nos primeiros anos. Hoje, é a terceira data que 'mais vende' no Brasil, só perdendo para o Natal e para o Dia das Mães (também criado por João Dória).

Nenhum comentário:

Postar um comentário